sábado, 12 de março de 2011

Assuma sua Fraqueza!




Texto: [2 Coríntios 12:9-10] – “Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”

Há alguns meses tenho analisado os fatos bons e ruins que me aconteceram e tenho percebido o quanto somos impotentes diante de alguns acontecimentos, e creio que não sou o único que gasta horas pensando sobre essas coisas. Busquei na bíblia algumas passagens que me apaziguaram o coração e quero dividir com vocês.

O primeiro ponto é: “Sou Humano”.

[Tiago 4:13-14] – “Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa”.

[Salmos 103: 14-16] – “pois ele [DEUS] sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava.

Esses dois textos nos mostram que o homem, o ser humano é frágil; pare e veja as ultimas catástrofes, os terremotos, tsunamis, secas, chuvas exageradas que devastaram cidades, construções e muitas vidas se perderam, e o homem nada pode fazer diante do poder da natureza; as cidades que levaram anos para serem construídas foram devastadas em algumas horas. As pessoas que morreram nesses desastres não tiveram chance de escolher se viveriam ou morreriam simplesmente como o vapor estas vidas foram dissipadas. “Pra mim é fato o homem precisa de Deus.”

O segundo ponto é: “Ser Cristão”.

Esse ponto é interessante, pois no primeiro vimos que o ser humano, independente de credo, religião é frágil. Aqui vamos perceber que quando aceitamos a JESUS CRISTO como Senhor e Salvador de nossas vidas, nós continuaremos frágeis, não seremos “onipotentes” (com todo o poder) o texto de 2 Coríntios 4:6 ao 10 vai dizer: - “Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.” Aqui vemos que ser de Jesus Cristo é ser “vaso de barro” isto é; ser “moldável” é lembrarmos que viemos do pó da terra, é permitir que Deus mecha no nosso intimo, e as vezes isso ocorre por intermédio de sofrimentos, decepções e coisas parecidas, talvez agora você me diga que não vale apena seguir a Cristo já que vou continuar frágil, amigo frágil sempre seremos, pois somos humanos, porém quando estamos em Cristo, Deus nos dá as forças necessárias para vencer o mal, a tristeza e tudo mais, [1 Coríntios 10:13] – “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.
O Apostolo Paulo em Filipenses 4:11 ao 13 exclama com convicção: - “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Com Jesus podemos suportar todas as coisas!

O terceiro ponto é: “Deus também se fragilizou”

[1 Coríntios 1:25] – “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.”

Calma gente, Deus é soberano e esta acima de todas as coisas, mas esse texto é interessante, pois mostra que a idéia de salvar o homem, não veio do próprio homem mais veio diretamente de Deus, isto é o que chamamos de “GRAÇA” que significa favor não merecido, e pra muitos que se acham, fortes e sábios, isto é loucura, e é por isso que é necessário ser “frágil” [1 Coríntios 1:27 ao 29] – “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.
Essa “fraqueza de Deus” é o fato de que Deus enviou seu filho Jesus em um corpo igual ao nosso para também sentir aquilo que sentimos nessa vida; Jesus chorou, teve fome, foi tentado pelas riquezas, teve medo, sentiu tristeza, porem não pecou e se ofereceu na cruz vencendo a dor física e psicológica e mais importante venceu a morte, pois ressuscitou ao terceiro dia como prova de que Deus aceitou o sacrifício e nos concedeu devido ao sacrifício o perdão de nossos pecados.
[Filipenses 3:6 ao 9] – “que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome”

[Hebreus 4:14 ao 16] – “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”

Agora cabe a você aceitar a Cristo e ter o poder de Deus aperfeiçoado na sua fraqueza, ou continuar sem Cristo e ficar sem o alivio que a Graça, o favor não merecido de Deus proporciona.

Deus Abençoe sua Vida!

Nenhum comentário: