domingo, 25 de março de 2012

A Excelência do Caminho

“Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente..."



Ao lermos 1 Coríntios 12 vemos o Apóstolo Paulo ensinando a igreja sobre as diferentes formas  de Deus atuar, sobre os diferentes dons que Deus concede a cada um dos seus; veja: 
“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há  diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.”  (1 Co 12:4-7)  

Vemos também Paulo fazendo uma comparação entre Cristo e a Igreja como um corpo, onde ele ressalta com bastante clareza, que todos os seguidores de Cristo são diferentes, que cada um tem uma finalidade; uns serão “pés”, outros “mãos”, outros “olhos” e assim por diante, mostrando que somos diferentes porém estamos ligados, e que necessitamos uns dos outros para que todo o corpo funcione corretamente e Cristo é o cabeça desse corpo; veja: 
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. (1 Co 12:27)

 Mas o que eu quero trazer para os nossos corações hoje é que somos pessoas diferentes, com funções e dons diferentes, porém andamos pelo mesmo Caminho, ao encerrar o capítulo 12, Paulo escreve: “Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.(1 Co 12:31b) e assim dá inicio a uma das passagens mais conhecidas da Bíblia sagrada, que é o Capitulo 13 de 1 Coríntios, o capitulo do AMOR!  Vamos lembrar uma parte do texto:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  (1 Co 13:1-7)

Com isso o Apóstolo deixa claro, que tudo o que se é feito deve ser feito com amor, deve ser feito pra beneficiar o próximo, sem esperar coisas em troca, ou reconhecimento dos homens, apenas devemos lembrar que os dons são passageiros, que os ministérios são insignificantes diante do amor, pois os dois mandamentos que Jesus deixou é amar a Deus e amar o próximo (Mateus 22: 37-39) que seus discípulos serão reconhecidos pelo amor (João 13:35) João ensina que Deus é amor (1 João 4:8) e quem não ama ao irmão que vê, não pode amar a Deus que não vê (1 João 4:20) o amor perdoa multidões de pecados (1 Pedro 4:8) o amor é o vinculo perfeito (Colossenses 3:14) é tempo de nos preocuparmos menos com a divulgação de nossos ministérios, é tempo de pararmos de morrer por denominações, é tempo de pararmos de olhar as diferenças e entender que as diferenças são necessárias para nos completarmos, porem o caminho deve ser o mesmo,  devemos andar na EXCELÊNCIA, nada vai ser maior que o amor, nada é maior do que atitudes cheias de amor! E a melhor maneira de entender esse Caminho é lembrar que o Caminho a verdade e a vida é Jesus Cristo (João 14:6) Andar por um caminho excelente é propriamente imitar os passos de Jesus!

Nenhum comentário: