domingo, 4 de setembro de 2011

Diversidade na Unidade



Pensando sobre as diferenças e união.

Há algum tempo tenho contemplado e me maravilhado com a indispensável e essencial importância de estar e viver em união em meio às diferenças ao que se trata de SERMOS HUMANOS.

Significado das Palavras Diversidade e Unidade

Diversidade - di. ver.si.da.de
sf (lat diversitate) 1 Qualidade daquele ou daquilo que é diverso. 2 Diferença, des­semelhança: Diversidade de interpretações. 3 Variedade: Diversidade de dons

Unidade - u.ni.da.de
sf (lat unitate) 1 Qualidade do que é uno, unido ou único.

Ao viver uma vida cristã muitas vezes esquecemo-nos desta nossa condição Ser Humano, correndo um grande perigo de agirmos em EXTREMOS. É importante entendermos que quando se aceita Jesus e se vive um reconhecimento da Graça Salvadora (Favor imerecido) continuamos a ser humanos.

Romanos 3.23-24 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;  sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo.

A consciência que devemos ter é que Cristo já fez o que havia de ser feito por nós sem merecermos, e isso de nenhuma maneira anula a condição de SERMOS HUMANOS, mais de sermos  livres através dele da Escravidão e morte Eterna.
Quando nos esquecemos disso ou muitas vezes não sabemos disso, passamos a viver em Extremos. Parece que para vivermos a realidade Cristã temos que rejeitar ou se esconder das pessoas que não tem as mesmas características que nós ou não expressam da mesma forma as suas ideias ou ainda não se entregaram a Cristo ,como se fossemos os donos da verdade e Juízes da Moral absoluta. Ficamos Presos aos nossos próprios conceitos usando mascaras de Cristãos e com o passar do tempo esse isolamento começa a realmente mostrar a nós mesmos a nossa solidão e aprisionamento em uma Utopia Religiosa para tentarmos ser aquilo que não somos.
Por sermos humanos temos muitas diferenças; diferença no falar, vestir, expressar, diferenças na personalidade, no olhar, no sorrir, no brincar, no sentir, no chorar, nos dons e tantas outras, as diferenças não são impedimento para viver o Cristianismo mais a essencial forma de sermos IGREJA. (Corpo de Cristo)

1 Coríntios 12.12 .Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

Nem todos os membros do corpo são iguais. Diferenças

Visto que o corpo é uma unidade de varias diferenças.

1 Coríntios 12.13. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
Efésios 4.4-6  umcorpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Efésios 4.3 . Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Efésios 4.15-16 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Cristo em seu incomparável e eterno amor não fez distinções ao se entregar por nós, ele nos amou mesmo sendo diferentes e sendo aquilo que somos antes mesmo de nós o conhecermos. Fazendo-nos participantes e nos chamando a ser um só Corpo (Unidade).
Que possamos ter essa consciência de que é essencial vivermos em união, construindo laços de amizade saudáveis, conhecendo pessoas, estando prontos a aprender e se alegrar, e também ensinar em meio as nossas tantas diferenças, não fazendo distinções e tendo consciência daquilo que somos e realmente assumir o papel de vivermos Unidos por um Amor que nos faz UM em Cristo Jesus.

1João 3.16 . Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Viver Diversidade na Unidade. Liberdade e Equilíbrio Cristão!




Nenhum comentário: