sábado, 13 de agosto de 2011

Dívida Impagavel Quitada!





Texto Base: [Mateus 18:23-35] –  "Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. "O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. "Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’ "Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’. "Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. "Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. "Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão".”


Esse texto fala sobre o perdão e nos ensina que devemos perdoar uns aos outros, que quando não perdoamos as pessoas nós nos aprisionamos e somos torturados, pois a falta de perdão fará com que você nunca esqueça a pessoa a situação ou o mau que fizerem com você, como diz aquele ditado popular “quem dá o tapa esquece, mas quem levou não esquece” (acho que é assim) Jesus quer que agente seja livre desses ressentimentos, dessas lembranças que torturam a alma, então perdoe e tenha esse alivio. Mas o que eu quero frisar é um perdão ainda maior, que esta explicito nesse texto e que muitos deixam passar despercebido, o perdão que quero falar é o perdão que Deus nos concedeu, pois a nossa divida com Ele, isto é, os nossos pecados é muito grande é Impagável!

[Efésios 2:4,5] –“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça [favor não merecido] vocês são salvos.

[Efésios 2:8,9] –“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras [mérito próprio], para que ninguém se glorie

Nós podemos orar o dia inteiro, jejuar, ajudar todos os pobres que vermos pela frente, podemos fazer muitas coisas, que ainda assim a nossa divida continuara grande; com nossas próprias mãos somos incapazes de quitá-la.  Mas temos uma boa noticia; Deus o senhor misericordioso resolveu nos perdoar independente do que podemos lhe dar em troca, Jesus o Deus em carne e osso que veio da sua Glória para viver como nós, para sentir as dores como nós sentimos, para ser tentado e vencer as tentações, pode ver que o homem realmente precisa de alguém que pague a divida por ele, então Jesus por iniciativa própria se entregou para que eu e você tivemos nossos pecados perdoados; nossas dividas quitadas!

[Mateus 20:28] – “como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate [Pagar a divida] por muitos".

[Colossenses 1:13 ,14] – “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado [Jesus], em quem temos a redenção[QUITAÇÃO DA DIVIDA], a saber, o perdão dos pecados.”

É muito importante entendermos isto, que é sem merecer que somos perdoados, que nossa justiça própria sem a fé em Jesus resultara em fracasso diante de Deus, ouço muito no meio evangélico a seguinte frase: “pague o preço, irmão”, gente o preço foi pago por Cristo lá na Cruz, quando eu olho pro meu passado sinto vergonha das minhas atitudes, quando olho pro meu presente, vejo que mudei muito, e pra melhor, porém ainda vejo milhões de falhas em mim, e queridos eu tenho consciência pelo o que já vivi que se eu tive-se que conquistar o perdão de Deus pelos meus próprios esforços, eu simplesmente não conseguiria pelo simples fato de ser humano, “não há um preço  a se pagar, há uma conduta a se zelar” o evangelho pode ser ilustrado como uma seguinte troca, nossos pecados não são mais nossos, são colocados sobre Jesus, e o caráter de Jesus Cristo não é mais só dele, mas é posto em nós, isso significa que  o cristão precisa conhecer a Cristo, principalmente através da bíblia, e zelar por atitudes dignas, por atitudes que revelam o esse caráter novo; não se venda novamente a uma vida erros e pecados, mas cuide pra que você seja semelhante a Cristo.

[Efésios 2:10] – “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.”

Em Jesus somos novas Criaturas (2Co 5:17), temos que ter boas obras não para sermos perdoados, mas para mostrar que já fomos perdoados! Que a onde o pecado abundou, superabundo a Graça! O favor imerecido de Deus.

_____________________


Um comentário:

Ministério de Jovens disse...

Pedro, adorei o texto, muito muito bom!
vc se importa se eu postá-lo depois no blog dos jovens? Ultimamente ando meio sem tempo de postar lá =/ vc podia postar algumas coisa por lá tbm né? Aceita o desafio? kkkk mas só quando der, pra não sobrecarregar. mas de qualquer forma, se tiver td bem pra vc me avisa que Depois eu posto lá! xDD Deus abençoe e te use mais e mais!